
O Brasil e a Índia apresentaram um protesto formal à International Standardisation Organisation (ISO) contra a aprovação do formato de documentos electrónicos Office Open XML (OOXML) da Microsoft como um padrão internacional.
Na queixa que enviou à ISO, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) alega que a sua delegação foi impedida de apresentar uma proposta importante durante a reunião (BRM - Ballot Resolution Meeting) para discutir a aprovação do OOXML que decorreu em Fevereiro deste ano em Genebra.
O Brasil e a Índia elevam assim para três o número de países que até ao momento protestaram formalmente contra a ratificação do standard realizada a 2 de Abril, informou esta sexta-feira a Comissão Electrotécnica Internacional (IEC).
A África do Sul protestou na semana passada contra o processo de votação organizado pela IEC e pela ISO, considerando que este foi mal conduzido e precipitado.
O organismo nacional de normalização daquele país africano queixou-se que os sucessivos atrasos na publicação do OOXML contrariam as directrizes da ISO, que determinam que uma versão final tem de ser publicada no máximo até um mês após a aprovação.
Especula-se que mais países possam vir a juntar a sua voz ao coro de protestos contra a aprovação do formato da Microsoft.
http://www.infonoticias.eu/noticias/08/may/brasil-e-india-contra-a-ratificacao-norma-ooxml-microsoft
Sem comentários:
Enviar um comentário